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OpenMage (Magento1)

Módulo Oficial da Efí para o OpenMage


O módulo Efí para OpenMage permite receber pagamentos por meio do checkout transparente da nossa API e é compatível com o OpenMage LTS 19.4.x.


1. Requisitos

  • Versão do PHP: 7.0
  • Versão mínima do OpenMage: 19.4.x

2. Instalação do Módulo

O módulo da Efí para OpenMage pode ser instalado utilizando o modgit ou enviando os arquivos manualmente para o servidor.

Instalar usando o modgit:

$ cd /path/to/openmage 
$ modgit init
$ modgit add gerencianet https://github.com/gerencianet/gn-api-magento.git

Instalar manualmente:

  1. Baixe a última versão do módulo Magento da Efí;

  2. Descompacte o arquivo baixado e copie as pastas app, lib e skin para dentro do diretório principal do OpenMage*.

  3. Execute os comandos:

    • 755 para todos os diretórios; 644 para todos os arquivos; 777 para app/etc/, var/ e media/
    • O procedimento acima seria equivalente a executar os comandos:
sudo find . -type d -exec chmod 755 {} \;
sudo find . -type f -exec chmod 644 {} \;
sudo chmod 777 -R app/etc/;
sudo chmod 777 -R var/;
sudo chmod 777 -R media/;
  1. Atualize o cache da sua loja acessando Sistema > Gerenciador de Cache > Atualizar Cache.
Nota!

Ao substituir as pastas no seu projeto, o sistema pode informar que alguns arquivos serão sobrescritos. Não se preocupe, pode confirmar o procedimento pois a instalação não afetará nenhum arquivo já existente em seu projeto.


3. Configurações

Acessando Sistema > Configuração > Métodos de Pagamento (ou System > Configuration > Payment Methods), serão exibidos 4 novos menus:

  • Efí Pagamentos - Configurações Gerais
  • Efí - Boleto
  • Efí - Cartão de Cŕedito
  • Efí - Pix

No primeiro menu - Checkout Transparente Efí, informe seu "Identificador de conta" Efí. Confira onde localizá-lo.

Informe também as credenciais da sua aplicação (Client_Id e Client_Secret) obtidos a partir da sua aplicação criada na Efí, de acordo com o ambiente desejado (Desenvolvimento ou Produção).

Efí Pagamentos - Configurações Gerais

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Configurações Gerais

  • Habilitado: Serve para habilitar ou desabilitar o módulo.
  • Ambiente: Serve para descrever se as transações acontecerão em ambiente de Produção ou Desenvolvimento.
  • Modo debug: Habilita o modo debug do módulo.
  • Identificador de conta: Identificador de conta da Efí.
  • Credenciais de Desenvolvimento ou Produção: Aqui você informa as suas credenciais, Client Id e Client Secret do ambiente selecionado.

Efí Boleto

Por padrão, o modulo utiliza sempre 4 linhas de endereço (acesse Sistema > Configuração > Configuração do cliente > Opções de Nome e Endereço. Marque 4 no campo Número de linhas), respectivamente, street, number, complement e neighborhood.

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Configurações do Boleto

  • Habilitado: Serve para habilitar ou desabilitar a funcionalidade de Boletos.
  • Título: Altera o nome do método de pagamento no checkout.
  • Dias para vencimento: Validade do Boleto.
  • Multa após vencimento: Valor da multa a ser cobrada após o vencimento.
  • Juros após vencimento: Valor de juros a ser cobrado.
  • Instruções no boleto: Aqui você tem quatro campos que podem ser preenchido com mensagens no boleto, desde que as opções de juros e multa estejam zeradas.

4. Dúvidas Frequentes

É obrigatório possuir SSL em minha loja para aceitar pagamentos com o módulo?

Para que o módulo da Efí para Magento funcione, não é necessário que a loja possua um certificado SSL. Contudo é extremamente recomendado pela Efí que os lojistas utilizem. Independente da sua utilização, todos os dados de pagamento são criptografados e transmitidos com segurança para validação do pagamento. A presença de um certificado SSL instalado em sua loja garante maior segurança para o lojista e para os clientes que realizam compras. A ausência do certificado SSL na tela de pagamento, pode fazer com que o lojista perca vendas, uma vez que o cliente pode se sentir inseguro para digitar dados de pagamento em uma página que não possui um certificado.


Quero usar o Checkout Transparente de forma que o cliente não saia da minha loja para realizar o pagamento. É possível?

Sim. O módulo da Efí para Magento utiliza o checkout transparente para realizar o pagamento dos clientes, ou seja, em nenhum momento o cliente irá sair da sua loja virtual para finalizar o pagamento. Assim, no último passo da compra, será solicitado ao clientes dos dados obrigatórios para efetivar o pagamento.


As parcelas das opções de pagamento não estão sendo carregadas. Como corrigir?

Se após a instalação e configuração do módulo as parcelas do cartão de crédito não carregarem ao clicar sobre as bandeiras dos cartões, o lojista deverá verificar as credenciais informadas na configuração do módulo (chaves Client_Id, Client_Secret e também o "identificador de conta"). Se estiverem corretas, entre em contato com a Efí para que o problema seja analisado.


Estou recebendo a mensagem “Unauthorized” ao tentar finalizar uma compra. O que fazer?

Essa mensagem de erro pode estar relacionada com a as credenciais informadas de forma incorreta. Verifique se as suas credenciais estão corretamente inseridas nos respectivos campos de PRODUÇÃO e DESENVOLVIMENTO. Confira em nossa FAQ informações detalhadas.


Está aparecendo a mensagem “ATENÇÃO! Essa loja está em Modo Desenvolvimento. Um boleto de teste será gerado no ambiente de Sandbox da Efí”. Como corrigir?

Esta mensagem irá ser exibida quando seu módulo estiver configurado em ambiente de testes (sandbox). Para remover esta mensagem e começar a receber com a Efí, acesse as configurações do módulo em Sistema > Configuração > Formas de Pagamento > Efí Transparente e altere a opção Ambiente de Desenvolvimento para Produção.


Onde posso acompanhar as transações geradas pelo módulo?

As transações geradas através do módulo podem ser acompanhadas em sua conta Efí no link API > Minhas Aplicações > Sua Aplicação. Através das abas "Produção" e "Desenvolvimento" você poderá acompanhar todas as transações e suas respectivas situações, de acordo com o ambiente que estiver utilizando.


Quando tempo realizar um pagamento recebo a mensagem “Ocorreu um erro ao tentar realizar a sua requisição. Entre em contato com o proprietário da loja.”

Essa mensagem de erro pode ser exibida no momento da finalização da compra por diversos fatores. Neste caso, o primeiro passo é verificar as credenciais da sua aplicação e também conferir em sua API a sub-aba "histórico de requisições" veja como usar este recurso.


5. Suporte e Sugestões

Sua sugestão de novas ideias e implementações para o módulo da Efí para Magento é muito importante. Portanto, caso você tenha alguma ideia, entre em contato com a nossa equipe. Iremos analisar sua sugestão e avaliar a possibilidade de implantação.

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo site Efí.